Preciso de Carreteiro
 
Uma nova transportadora O Sistema SSW Quem somos

Uma nova transportadora

Você contrata o SSW e leva junto os processos para uma nova transportadora

 

Esta nova transportadora está preparada para atender e superar as expectativas dos clientes (mais receita) e tornar mais eficiente toda retaguarda (menos despesa).

O SSW faz esta transformação com aplicação intensiva da tecnologia, desenvolvida e validada por mais de 700 transportadoras. Tudo que mostraremos a seguir está pronto e testado, podendo ser utilizado de imediato.

Todas as necessidades relacionadas à informática e tecnologias de última geração são fornecidas por nós, de forma completa por equipe especializada, exclusivamente para o negócio de transportes.

Já nas primeiras semanas de operação você perceberá uma mudança drástica nos processos com impactos positivos no cliente e eficiência da transportadora.

 

O caminhão não para

As exigências dos órgãos fiscalizadores e dos clientes tem tornado os processos e os sistemas cada vez mais complexos, tornando a operação bastante difícil e com risco de paradas.

Com SSW a sua transportadora passa a contar com equipe especializada para ajudar 24 horas por dia, 7 dias por semana. A indisponibilidade do SEFAZ para emissão do CT-e ou MDF-e na madrugada passa a não atrapalhar mais na saída do caminhão.

Qualquer problema é percebido no ato e a intervenção da Equipe SSW é imediata. O caminhão não para.

 

Cada dia melhor

Milhares de usuários sugerindo melhorias, autoridades com exigências fiscais crescentes e clientes com necessidades de informações, impõem uma evolução muito grande aos processos e ao próprio Sistema SSW.

Redesenho permanente dos processos operacionais, administrativos e financeiros - principalmente com uso da tecnologia, levam a se ter um sistema cada vez melhor, com benefícios a todos os usuários.

Sua transportadora terá à disposição sempre os melhores processos e sistema computacional de última geração, sugeridos e validados por centenas de transportadoras e milhares de usuários.

Neste documento veremos adiante, em detalhes, as funcionalidades do Sistema SSW.

 

Nenhum investimento e pronto para usar

Nenhum investimento é necessário para utilizar o Sistema SSW. Apenas paga-se pelo uso, por CTRC emitido, de forma simples e transparente.

Nenhum outro custo ligado a sistemas seria cobrado. Desenvolvimento e operação do sistema, suporte ao usuário, infraestrutura (servidores, softwares, banco de dados, rede de dados, segurança, nobreaks, etc.) são todos por conta do SSW.

Nenhuma nova funcionalidade liberada, seja para atender a legislação, os clientes (EDIs) ou parceiros, é cobrada da sua transportadora. Também não cobramos a implantação e nem o treinamento.

 

Da água para o vinho em algumas semanas

Podemos implantar a nova transportadora em poucas semanas. Nossa estratégia é induzir a mudança de processos e pessoas através do Sistema SSW, de forma objetiva e pragmática. Temos experiência para isto, pois temos feito em centenas de transportadoras, há mais de 15 anos.

O treinamento pode ser realizado por nossa equipe em qualquer parte do país. A fase de ajustes e simulações é acompanhada por nós para que a entrada em operação ocorra sem nenhum problema. Nesta fase não existem cobrança para a transportadora e passamos a cobrar somente com o início da operação.

O único requisito para o sucesso do projeto é o respaldo político da alta administração. O resto é por nossa conta. Trocar o motor do avião em pleno voo, mudando da água para o vinho, de uma hora para outra, é o nosso negócio.

 

Integração total com o cliente

O SSW permite que a transportadora informe seus clientes das seguintes formas:

  • Ocorrências via e-mail - Envio automático de informações de ocorrências com a mercadoria ao cliente, via e-mail, disparados automaticamente.
  • Rastreamento de cargas pela Internet - Clientes localizam suas mercadorias em todas as fases do transporte, em tempo real.
  • Comprovante de Entrega - Imagens dos Comprovantes de Entrega são disponibilizadas logo após a entrega efetuada no destinatário.
  • Acesso direto ao sistema - Possibilidade de liberação do acesso ao Sistema SSW ao cliente, proporcionando integração total com a transportadora.
  • EDI - Troca de arquivos EDIs com qualquer cliente da transportadora, via e-mail, FTP ou webservice. O disparo dos arquivos pode ocorrer automaticamente, inclusive na data de hoje.
  • SMS - Mensagens SMS disparados ao cliente alertando sobre ocorrências, por exemplo avisando sobre a entrega que ocorrerá nas próximas horas.

Com estas possibilidades de troca de arquivos do Sistema SSW, a integração da transportadora com os seus clientes é total.

Estas funcionalidades são disponibilizadas pelo SSW para a nova transportadora, também sem nenhum custo.

 

A nova transportadora fica grande

Clientes demandam cada vez mais transportadoras que atendam grandes regiões para que suas expedições sejam simplificadas. Assim, as parcerias são necessárias.

O SSW auxilia na formação dessas parcerias, permitindo que todas as 700 transportadoras se integrem operacional e administrativamente de forma on-line, como se fosse uma única.

Ocorrências ou instruções dadas por parceiros atualizam de forma on-line o sistema da transportadora, e por sua vez, dos seus clientes. Para o cliente parece que todo o processo é executado somente pela transportadora contratada.

Processamento das comissões, pagamentos, recebimentos e controle dos Comprovantes de Entregas passam a ser efetuados com mínimo esforço, tudo on-line e de forma automatizada.

Assim, com SSW a parceria deixa de ser um mal necessário e passa a ser oportunidade de novos negócios, já que centenas de transportadoras estão prontas para integração e complementação do seu negócio.

 

A tecnologia que dá eficiência

Tecnologias de última geração são empregadas pelo Sistema SSW para modernização dos processos:

  • Arquivos XML - XMLs são buscados pelo SSW no Portal Nacional da NF-e para geração automática de CT-es, individualmente ou em lotes. Elimina-se assim a digitação, proporcionando maior velocidade e eliminação de erros.
  • NFS-e - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica dos municípios que a implantaram, está pronta para uso.
  • Ambiente on-line - Departamentos, filais, parceiros e clientes integram-se de forma on-line, eliminando-se trabalhos manuais, retrabalhos, etc., dando bastante eficiência e qualidade ao processo.
  • Celular - Motorista integra-se ao restante dos processos de forma on-line através de 4 versões de celular (do WAP ao smartphone). Transportadora torna-se on-line de fato.
  • SMS - Mensagens SMS podem ser disparadas automaticamente ao cliente na ocorrência de alguns eventos, por exemplo saída do veículo para entrega.
  • Mapas do Google - Localização do cliente e roteirização da entrega utilizam mapas do Google de forma intensiva. O Street View é utilizado para pré-visualizar o local da coleta ou entrega.
  • Navegador GPS - Todos os pontos de entrega de um veículo podem ser carregados num navegador GPS diretamente pelo Sistema SSW, permitindo que o roteiro otimizado seja instruído ao motorista.
  • Tecnologia de imagem - Comprovantes de Entrega são escaneados e disponibilizados para os clientes logo após entrega no destinatário, no site de rastreamento, nos e-mails e nas faturas. A imagem pode efetuar a baixa de entrega do CTRC.
  • Código de Barras - Incorporado ao sistema para conferência dos volumes e dos documentos. Toda operação pode ser realizada com uso exclusivo do código de barras, sem uso do teclado ou mouse.
  • E-mails, FTP e WebService - São meios utilizados para enviar e receber informações de clientes, seguradoras e escritórios contábeis, de forma automática, sem intervenção humana.
  • Internet - Integra sistemas e processos da transportadora com clientes, parceiros, segurados, bancos, etc. eliminando retrabalhos, trabalho manual, atrasos e erros.

Para nós o uso da tecnologia só se justifica quando agrega valor, seja aumentando a receita, reduzindo custos ou quando se torna instrumento de vantagem competitiva.

 

Retaguarda - Quanto menor, melhor

Em qualquer negócio, eliminar custos e despesas que não agregam valor é fundamental. No transporte fracionado, este desafio é maior ainda, pois a grande escala exige relacionamentos com muitos clientes, muitos parceiros, proprietários de veículos, vendedores, etc. Se isto não estiver suportado por processos automatizados, a estrutura de retaguarda pode ficar muito grande.

Objetivo do SSW é suportar processos que busquem a retaguarda zero, utilizando recursos de sistema on-line - capaz de integrar todos os envolvidos, não interessando onde se localizem. Veja os conceitos utilizados por nós:

  • Operacional é a espinha dorsal - Todos os processos derivam-se do operacional, executados sem retrabalho, uma única vez.
  • Automatização total - Como a quantidade de dados gerados pelo transporte fracionado é muito grande, a automatização é fundamental.

Assim, veja a seguir, como o Sistema SSW executa os principais processos de retaguarda:

  • Agências e Parceiros - Calculo automático das comissões de expedição e recepção, podendo ser diferenciadas por produto, rota e cliente. Para parceiros em que ambos utilizam o SSW, a integração dos processos (operacional, administrativo e financeiro) é on-line, sem nenhum processamento manual.
  • Agregados e carreteiros - Calculo automático da remuneração, específico por veículo e setor de coleta/entrega. Retenções de INSS e IRRF e controle de saldos de débitos e créditos efetuados de forma on-line.
  • Contas a Pagar - Despesas lançadas pelas unidades alimentam o financeiro, frota, contábil e fiscal, de forma on-line. Com o Contas a Receber - também on-line, tem-se então o caixa on-line.
  • Contabilidade automática - A contabilidade é on-line e 90% automatizada. Restando para serem realizados apenas os lançamentos do: Exigível a Longo Prazo, Permanente e Patrimônio Líquido. SSW gera ECD SPED CONTÁBIL.
  • Arquivos Fiscais - Arquivos fiscais são gerados automaticamente com base nos demais módulos do sistema: SINTEGRA, EFD SPED FISCAL, EFD SPED PIS/COFINS, EDI FISCAL (MT), SUFRAMA, SPED CONTÁBIL, etc.
  • Frota - Consumo de combustível, pneus, manutenções e ordens de serviço, integrados com os demais processos do sistema, sem retrabalho.

Nosso modelo ideal de transportadora é aquele em que a retaguarda só existe na Matriz, e inexiste ou é mínima nas filiais. Mesmo só na Matriz, esta retaguarda deve ser mínima e automatizada.

 
Processado por www.ssw.inf.br