Sistema SSW
 

 

 

Em qualquer negócio, eliminar custos e despesas que não agregam valor é fundamental. No transporte fracionado, este desafio é maior ainda, pois a grande escala exige relacionamentos com muitos clientes, muitos parceiros, proprietários de veículos, vendedores, etc. Se isto não estiver suportado por processos automatizados, a estrutura de retaguarda passa a ser muito grande.

Objetivo do SSW é desenhar processos que busquem a retaguarda zero, utilizando recursos de sistema que é on-line, capaz de integrar todos os envolvidos, não interessando onde se encontrem. Veja os conceitos utilizados por nós:

  • Operacional é a espinha dorsal - Todos os processos derivam-se do operacional, executados sem retrabalho, uma única vez.
  • Automatização total - Como a quantidade de dados gerados pelo transporte fracionado é muito grande, a automatização é fundamental.

Assim, veja a seguir, como o Sistema SSW executa os principais processos de retaguarda do transporte fracionado:

  • Agências e Parceiros - Calculo automático das comissões de expedição e recepção, podendo ser diferenciadas por produto, rota e cliente. Para parceiros em que ambos utilizam o SSW, a integração dos processos (operacional, administrativo e financeiro) é on-line.
  • Agregados e carreteiros - Calculo automático da remuneração, específico por veículo e setor de coleta/entrega. Retenções de INSS e IRRF e controle de saldos de débitos e créditos efetuados de forma on-line.
  • Contas a Pagar - Despesas lançadas pelas unidades alimentam o financeiro, frota, contábil e fiscal, de forma on-line. Com o contas a receber - também on-line, tem-se o caixa on-line.
  • Contabilidade automática - A contabilidade é on-line e automatizada. Restando para serem realizados apenas os lançamentos do: Exigível a Longo Prazo, Permanente e Patrimônio Líquido. SSW gera EFD SPED CONTÁBIL.
  • Arquivos Fiscais - Livros e arquivos fiscais são gerados automaticamente com base nos demais módulos do sistema: SINTEGRA, EFD SPED FISCAL, EFD SPED PIS/COFINS, EDI FISCAL (MT), SUFRAMA, etc.
  • Frota - Consumo de combustível, pneus, manutenções e ordens de serviço, integrados com os demais processos do sistema, sem retrabalho.

Nosso modelo de transportadora é aquela em que a retaguarda só existe na Matriz, e inexiste ou é mínima nas filiais, que só possuem a função operacional. Mesmo só na Matriz, esta retaguarda deve ser mínima e automatizada.

Processado por ssw.inf.br